Quando você se candidata para uma posição de liderança, é esperado que tenha algumas competências específicas e saiba comunicar isso na hora da entrevista.
Será que você está se preparando para esse momento da forma correta?
Existe muita diferença na maneira como um recrutador vai conduzir a entrevista conforme o tipo de cargo. Por isso, quando o objetivo é conquistar um cargo de liderança, você não poderá fugir de alguns temas e de se preparar para responder a cada um deles.
O primeiro ponto é saber ser objetivo na hora de falar sobre as suas experiências, focando naquilo que realmente é relevante, citando os anos de experiência e as principais posições e empresas.
Faça um favor para o seu tempo e do recrutador: mostre que você tem bom poder de síntese e aprofunde somente no que for necessário em relação à vaga.
Mais do que isso, é esperado que você esteja preparado(a) e tenha na ponta da língua a resposta para falar sobre alguns assuntos específicos:
- Números e resultados que comprovem a sua senioridade;
- Quais problemas e desafios já solucionou e de que forma;
- Indicadores da sua área;
- Gestão de pessoas, incluindo como lida com feedback, situações delicadas na equipe, plano de sucessão e outros;
- Gestão financeira da área (mesmo que você não seja de finanças, deve saber falar sobre os custos e resultados do seu setor);
- Principais projetos, resultados e contribuição para a empresa, demonstrando visão estratégica, conhecimento de negócios e rentabilidade.
Outra questão é saber que, se você colocar inglês avançado no currículo, significa estar preparado desde o início para falar em inglês. E não espere ser avisado antes sobre isso, pois não é o que acontece, afinal, você já declarou que tem um ótimo nível na língua, agora só precisa comprovar.
Caso aconteça de ficar na dúvida sobre uma pergunta feita em outro idioma, diga que não entendeu ou peça para a pessoa explicar de outra forma (em inglês). Se mesmo assim não conseguir seguir, responda à pergunta em português e peça para mudar ou fazer alguma outra pergunta em inglês.
É muito importante que você saiba falar sobre assuntos que não estão no seu currículo, mas são ligados à liderança. Gestão de pessoas, perfil de gestor, se você delega e acompanha ou apenas faz um check dos detalhes antes e depois, como é a sua relação para confiar nas pessoas, que estilo de liderança gosta de seguir. Tudo isso será questionado e você não pode pensar apenas na hora de responder para não passar a imagem de que é a primeira vez que reflete sobre isso.
Se já estiver empregado, não se esqueça de que pode ser questionado sobre os motivos para sair da empresa atual, e responda de forma convincente. Não deixe a resposta “no ar”, pois ela pode ser mal interpretada.
Na hora das perguntas desconfortáveis – que também podem existir, sim – ou até mesmo referentes a informações confidenciais, fale de forma natural que prefere não abrir os dados ou que não tem autorização para isso, mas nunca fique sem dar uma resposta. Aliás, essa é uma forma de mostrar como você se comporta em situações mais sensíveis.
O seu foco é mostrar como pode agregar valor para a empresa e destacar o que te faz ser um líder capacitado para aquela vaga. Ou seja, isso envolve muito além de apenas ter conhecimento técnico para o cargo, você também precisa saber gerenciar crises e pessoas, orçamentos e novas tendências.
Se você não convencer o recrutador que domina aquilo que um líder é reconhecido por colocar em prática, você até poderá ser elogiado pela sua experiência, mas não será o escolhido para a vaga.