Você Empregado

Dicas para entrevistas de emprego

Karine Camuci

Se você está procurando emprego, você precisa se preparar para esse momento, para passar pelos processos seletivos de maneira positiva e encontrar um bom trabalho. 

“Nunca vi alguém conseguir um emprego sem passar por uma entrevista”

Para quem está procurando emprego, e teme ao pensar que terá uma entrevista de emprego, fica na dúvida sobre qual roupa colocar, o que vai falar, pensando nas possíveis perguntas que o entrevistador fará. É natural ter essa ansiedade, todo mundo passa por esse sentimento. Mas garanto que preparo é a chave para o sucesso. Veja a seguir algumas dicas para entrevistas de emprego.

Como devo me vestir para uma entrevista de emprego?

Para definir que roupa você deve usar em uma entrevista de emprego online ou pessoal, pense no seguinte: Qual roupa você usaria para ir a uma reunião importante?

Coloque essa roupa. Independente de ser uma empresa informal, start-up ou mais tradicional. 

Se for online, coloque o conjunto inteiro, ou seja, não pense que não precisa colocar a parte de baixo do traje, pode ser que você precisa se levantar durante a entrevista, e pode ser pego de surpresa.  

Cuide da sua aparência toda, cabelo arrumado, sem perfume forte. Para os homens barba feita; e para as mulheres, cuidado com excesso de maquiagem, batom forte, e decotes. 

Como pesquisar sobre a empresa que vou fazer entrevista?

Faça uma pesquisa no site da empresa, leia sobre a missão, visão e valores, navegue pelas notícias. Entenda qual é o mercado de atuação, quem são os concorrentes diretos, os principais produtos do portfólio, enfim, tenha uma visão geral da área de atuação da empresa. Leia as últimas notícias nos sites de pesquisas e entenda qual é o momento da companhia. 

Tendo essa visão geral da empresa, olhe para os seus principais resultados e entenda se esses resultados destacam algum diferencial, que esteja alinhado com os valores da empresa. Estruture-o para você compartilhar na entrevista. Você pode utilizar o método STAR para organizar a sua fala, e ser entendido ao contar sua atuação. 

Desta forma, você vai aumentando as chances de ter o perfil ideal para trabalhar nesta empresa, você compartilha de valores semelhantes. E isso, vai dando a clareza no entrevistador de que você é a pessoa que deve ser contratada para a posição. 

Por que devemos te contratar?

Essa pergunta só será feita se você não estiver preparado e contando exatamente suas experiências alinhadas com o perfil da vaga. Ainda na etapa de preparo, faça uma análise da descrição da vaga e traduza para suas experiência. 

Isso chamo de De-Para, ou seja, do descritivo da vaga para minha experiência.  Entenda quais são as responsabilidades do cargo, as atribuições do dia a dia, como será a rotina e busque na sua experiência profissional situações que você viveu para reforçar que você tem a vivência desajada. Por exemplo, já atuou com aquela linha de produtos, usava o mesmo sistema; traga elementos da sua história profissional que reforce que você é o candidato perfeito para a vaga. 

Fale a mesma linguagem do seu interlocutor. Se estiver falando com o RH, fale de forma simples, se for com o gestor da vaga, tudo bem falar os termos técnicos, entrar em detalhes mais aprofundados. E se for com o superior do gestor, esteja preparado para falar de economia, mercado, operacional e estratégias. Olhe nos olhos e demonstre energia. 

O que perguntar em uma entrevista?

Não fazer nenhuma pergunta ao final de uma entrevista é ruim e pode parecer que você está desinteressado, fazer muitas perguntas, também não é legal; afinal você é o entrevistado e não a outra pessoa. Faça entre 2 e 3 perguntas. 

Na entrevista com o RH, você pode perguntar:

  1. Como é a cultura da empresa?
  2. Essa posição é nova ou substituição?
  3. Quais as próximas etapas do processo?

Na entrevista com o gestor da área, você pode perguntar:

  1. Quais projetos o departamento está desenvolvendo?
  2. Quais são os resultados esperados com esta nova contratação?

Você já sabe, mas não custa lembrar: se programe para a entrevista, verifique se todos os equipamentos estão funcionando: internet, deixe o computador/celular conectado no carregador, providencie um copo d’água, verifique se tem o app instalado e atualizado.

Caso você tenha mais dúvidas sobre como ser aprovado em um processo seletivo, confira o meu curso que se chama “Método Você Empregado”. Está disponível na Hotmart, com pagamento parcelado e acesso imediato após o pagamento. 

No método Você Empregado, você terá acesso ao passo a passo que te ajudará a conquistar o seu novo emprego em até 3 meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *