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Recolocação profissional: flexibilidade está pesando na busca por emprego

Karine Camuci

Apossibilidade de trabalhar de maneira remota ou híbrida está sendo valorizada por profissionais qualificados em busca de recolocação no mercado de trabalho. É o que aponta o Guia Salarial 2023 da empresa de recrutamento Robert Half. Segundo o estudo, na hora de procurar por uma vaga de emprego, 43% dos candidatos afirmam que o modelo de trabalho é o mais importante.

No entanto, há uma divergência nas expectativas de algumas empresas e colaboradores em relação ao assunto. Mesmo 75% dos líderes afirmando que a flexibilidade pesa no momento de atrair talentos, e 67% alegando que modelos de trabalho com atuação remota ajudam na retenção, a pesquisa mostra que, dentre eles, 33% mantêm o regime integralmente presencial, ao passo que apenas 10% adotam o modelo 100% remoto.

Durante a pandemia, profissionais de diversos segmentos tiveram a experiência de trabalhar remotamente ou em regime híbrido. E essa vivência, hoje, tem pesado no cenário da recolocação no mercado de trabalho. É possível dizer que, sobretudo os mais qualificados, agora estão considerando não apenas o salário e os benefícios oferecidos, mas principalmente se o modelo de trabalho atende à necessidade por flexibilidade.

As empresas que estão exigindo disponibilidade presencial estão sofrendo para preencher as vagas em aberto ou reterem os seus contratados. Os dados comprovam: segundo o levantamento da Robert Half, 42% das companhias que retornaram ao 100% presencial têm perdido talentos. Do ponto de vista dos profissionais, 39% afirmam que vão buscar outra oportunidade se não tiverem flexibilidade no emprego atual.

Recentemente, ouvi de uma profissional com carreira desenvolvida na área de logística em empresas multinacionais, e que passou há pouco tempo por um processo de recolocação profissional, que dois motivos a levaram a preferir o modelo híbrido. “Optei pelo modelo híbrido pela importante redução de custos de deslocamento no meu orçamento, e também pela oportunidade de trabalhar em projetos globais do meu escritório, na minha casa”, contou-me.

Acredito que o seu breve relato é elucidativo.

Atualmente, fala-se muito em centralidade no cliente, mas ainda pouco sobre “funcionário no centro”. Apenas um comparativo: as empresas forçariam os seus clientes a retornarem ao atendimento exclusivamente presencial? Por que algumas, então, desejam fazê-lo com os colaboradores? Penso que a expectativa de voltar ao presencial não deve se sobrepor à capacidade de planejar bem metas e mensurar ainda melhor os resultados, independente do modelo adotado.

Vale a reflexão!

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

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