Você Empregado

A importância de se construir bases sólidas na carreira.

Karine Camuci

Toda carreira é feita de fases e muitos recortes que levam cada profissional a lugares diferentes. Isso também quer dizer que nem sempre a sua carreira será linear ou uniforme, mas construir uma base sólida é o caminho para manter sempre em alta o seu valor profissional, independente da área de atuação.

Escolher a área que você pretende seguir é apenas o primeiro passo de uma carreira, que muitas vezes começa ainda muito jovem. Mas não é somente isso que vai definir o restante do seu percurso, muito pelo contrário. A ideia de uma “carreira” vai além de ter uma profissão, pois inclui uma trajetória com todas as experiências que você já realizou, ultrapassando cargos ou empresas que fazem parte dessa sua história.

Por toda essa complexidade, uma carreira não se faz apenas com muito conhecimento técnico, ela exige desenvolvimento frequente e um olhar muito mais amplo capaz de criar uma base sólida. Mas, afinal, o que é essa “base sólida”?

Um dos pontos mais importantes em qualquer área é manter bons relacionamentos, seja com pessoas com as quais você trabalhou diretamente ou indiretamente, como clientes e colegas de profissão. Quando você se tornar uma referência para as outras pessoas, terá as portas abertas por onde passar, mesmo que esteja em uma fase não tão positiva como ao passar por uma demissão, por exemplo. Inspirar outras pessoas e, ao mesmo tempo, aprender com elas, é o “segredo” para criar boas relações.

Aprender de forma contínua também é outro aspecto que você deve levar em conta para ter uma carreira sólida. Profissionais que se recusam a aprender novos métodos ou lidar com tecnologias atuais acabam se tornando menos flexíveis e adaptáveis, que são duas características essenciais no mercado de trabalho. Quanto mais você está disposto a aprender de forma direcionada para os seus objetivos, mais completo estará para enfrentar os desafios que surgem ao longo de uma carreira.

Isso nos leva a outro ponto: a capacidade de lidar com as mudanças.

Se uma carreira é feita de diferentes fases, como citei logo no início, você precisa aprender a passar por elas, ter resiliência e saber lidar com as mudanças, já que elas são inevitáveis. Isso pode ser um ponto forte mesmo que você esteja em um emprego estável, pois a sua forma de lidar com as mudanças traz uma nova perspectiva para os colegas caso a empresa esteja em algum momento de transformação ou desafios.

Se estamos falando de carreira, também não podemos esquecer da reputação, que está ligada de certa forma aos relacionamentos profissionais que você nutre e a marca que deixa nas empresas pelas quais passa. Lembre-se sempre de que você precisará de referências futuramente, mas não é apenas isso: a sua reputação fala por si. Por isso, alguns profissionais têm as melhores habilidades técnicas, mas acabam ficando sem oportunidades quando não sabem criar uma boa reputação.

O que ajuda a ter uma carreira sólida é enxergar a si como uma marca, focando em melhorar seus pontos fracos, investir ainda mais naquilo que você é bom, além de criar uma imagem positiva no mercado.

Seguir esse caminho de forma genuína e sempre aberto(a) a aprender com quem cruzar o seu caminho é uma fórmula de sucesso para ter a base sólida que vai ser o pilar da sua carreira em qualquer fase.

Acredite: investir no seu desenvolvimento pessoal e profissional com a base certa nunca será perda de tempo. Assim, a sua carreira terá um belo “cartão de visitas” para ser apresentado por onde quer que você escolha ir.

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *