Você Empregado

Cuidados básicos para você tomar com o seu perfil no LinkedIn

Karine Camuci

Com 75 milhões de usuários, o LinkedIn é a maior rede social profissional. É onde você tem a oportunidade de interagir com presidentes de grandes organizações, reencontrar colegas de trabalho lá do passado, se posicionar, seja para encontrar um novo emprego, ou mesmo para construir sua reputação online.

No entanto, muitos profissionais cometem erros simples que acabam prejudicando suas chances de atrair boas oportunidades. Trago alguns pontos de atenção, para você verificar se não está cometendo:

  1. Perfil Incompleto

Não basta apenas ter um título genérico ou uma foto profissional; você precisa descrever suas experiências com detalhes, destacando suas atividades e competências. O campo de resumo, por exemplo, é um espaço estratégico para contar sua trajetória de maneira resumida, falar quem é você além do seu currículo. Aproveite para incluir palavras-chave relevantes que façam o algoritmo do LinkedIn trabalhar a seu favor. Se você souber o seu perfil comportamental, pode colocar neste campo.

  1. Cuidado com polêmicas

Cuidado com o que você curte, comenta e compartilha. Lembre-se de que todo mundo consegue ver suas interações, mesmo quem não é sua conexão direta. Postar desabafos, opiniões polêmicas ou comentários negativos pode afastar potenciais contratantes. Mantenha seu LinkedIn focado em seu lado profissional e use o espaço para compartilhar suas conquistas, aprendizados e networking.

  1. Falta de Atividade na Rede

Ter um perfil “fantasma” é um grande desperdício de potencial. O LinkedIn é uma rede social, e como tal, precisa de movimento. Interagir com posts, fazer comentários construtivos, participar de grupos e publicar conteúdos relevantes para a sua área são formas de aumentar sua visibilidade e atrair conexões estratégicas.

Dedique ao menos alguns minutos por dia para se manter ativo na plataforma.

  1. Recomendações Genéricas

As recomendações são uma prova social do seu valor profissional, mas muitas pessoas acabam pedindo recomendações genéricas, que pouco agregam à sua imagem. Direcione as pessoas sobre o que você gostaria que elas falassem, como seu perfil de liderança, suas habilidades técnicas ou um projeto específico que vocês realizaram juntos. Isso garante que suas recomendações sejam autênticas e destacam suas verdadeiras qualidades.

  1. Palavras-chave

Nada mais é do que os principais termos da sua área de atuação, e que te conectam aos recrutadores. Ou seja, ao fazer buscas de determinados perfis profissionais, o recrutador insere algumas palavras-chave. Use esses termos nos campos: título, sobre, experiência e nas competências. E no título, evite escrever “em busca de recolocação” , use ferramentas como o “Open to Work”.

Lembre-se: mesmo que o seu perfil seja uma vitrine, é essencial que ele reflita profissionalismo e estratégia em cada detalhe.

Evitar esses erros comuns no LinkedIn faz toda a diferença para se destacar e atrair as oportunidades que você almeja. Cada interação, cada palavra-chave e cada recomendação conta na construção da sua marca pessoal.

No meu curso LinkedIn Atraente, você aprende todo o passo a passo que precisa fazer para tornar o seu perfil em um verdadeiro aliado na sua carreira!

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

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