Você Empregado

Você está pronto para assumir uma posição de liderança?

Karine Camuci

Assumir uma posição de liderança está no pódio de conquistas profissionais e pessoais para muitas pessoas.

Mas não é porque você quer muito ser um líder, que você realmente esteja pronto para isso. Não é mesmo?

Afinal, não são apenas as habilidades técnicas que contam na hora de assumir este tipo de cargo. Para assumir uma posição de liderança, também é necessário ter algumas soft skills muito bem desenvolvidas.

Você sente que está próximo de ser promovido, mas ainda está na dúvida se está realmente pronto para isso?

Então continue lendo e descubra se este é realmente o melhor momento para isso, ou se deve esperar mais um pouco antes de começar a liderar uma equipe.

Como saber se eu estou pronto para assumir uma posição de liderança?

 

Você deseja ter mais responsabilidades, não status

Em primeiro lugar, antes de assumir uma posição de liderança, é necessário se perguntar quais são os motivos que te fazem querer este cargo.

Se você está atrás unicamente de crédito e status, talvez você ainda não esteja pronto. Ser um líder não deve ser uma realização pessoal.

A função de um líder é gerenciar e motivar a equipe, e o principal: trazer resultados para a empresa.

Isso envolve ter muito mais responsabilidade do que você tinha antes, e será necessário colocar as necessidades da equipe e os resultados da empresa à frente das suas atribuições.

 

Você sabe o que dizer e como dizer para motivar sua equipe

Manda quem pode, obedece quem tem juízo, certo? Errado!

Muita gente quando assume uma posição de liderança acredita que é assim que as coisas são e os subordinados que se acostumem. Mas acredite, não é bem assim que funciona. Esse formato ficou no passado.

É normal, e até compreensível que você queira que seus subordinados acatem suas ordens sem questionar. Mas isso é uma utopia.

As pessoas questionam, e se você não souber a melhor forma de falar com elas, você pode acabar criando vários conflitos que poderiam ter sido evitados.

Então, muitas vezes será necessário estudar diferentes formas de transmitir uma mesma mensagem para causar o melhor desempenho da equipe.

E por mais difícil que seja, nesses momentos não é o seu ego que deve falar mais alto, e sim os resultados que você conseguirá.

Para isso, será necessário engolir seu orgulho e tomar a melhor decisão, mesmo que não seja a sua preferida.

Você tem uma visão estratégica

Por fim, uma das principais atribuições de um líder, é conseguir organizar a equipe de modo que tudo funcione em harmonia.

E para isso é necessário ter uma visão estratégica de todo o funcionamento da empresa, além de conhecer muito bem cada um dos seus colaboradores.

Assumir um papel de liderança significa estar preparado para entender e antecipar aos problemas e riscos.

Você vai precisar estar sempre um passo à frente para conseguir identificar todos os problemas que podem surgir e resolver antes mesmo que eles aconteçam.

 

Como me preparar para assumir uma posição de liderança?

Invista em autoconhecimento e inteligência emocional

Primeiramente, é muito importante que você conheça a si mesmo e que consiga entender suas emoções. Pois este é o primeiro passo para fazer as escolhas certas e com segurança no trabalho.

Além disso, quando você investe em autoconhecimento e em inteligência emocional, você se sente mais seguro e fica mais fácil sair da zona de conforto para encarar novos desafios.

Desenvolva suas habilidades de comunicação

Lembra o que falamos sobre precisar deixar o ego e o orgulho de lado? Pois bem, isso tem tudo a ver com este item. Os líderes precisam saber passar suas informações de forma clara e certeiras.

Isso muitas vezes envolve não falar tudo o que você queria falar, ou falar de uma forma completamente diferente. Mas acredite, fará muita diferença nos resultados.

Invista em cursos de comunicação e oratória, você terá que usar a sua comunicação para negociar com a equipe, pares e superiores. Você precisa estar apto para se comunicar e resolver conflitos.

Nunca pare de estudar e se aprimorar

Chegando ao fim das nossas dicas, meu conselho final é: esteja sempre atualizado e não pare de se qualificar.

Procure MBAs e cursos de pós-graduação em liderança e gestão para que você consiga executar seu trabalho com ainda mais excelência.

Enfim, espero ter conseguido tirar todas as suas dúvidas e te ajudado a entender se você realmente está pronto para assumir uma posição de liderança!

PALAVRA-CHAVE: assumir uma posição de liderança!

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *