Você Empregado

Realocação no mercado de trabalho: oportunidades para além dos desafios

Karine Camuci

Estar há 15, 20 ou mais anos em uma empresa é algo positivo, especialmente para quem hoje já passou dos 40 e ocupa o cargo que planejou no início da carreira. Mas e o que fazer quando é necessário buscar um novo emprego, após ser desligado da empresa?

Muitas pessoas acabam ficando nessa situação e precisam aprender o caminho para encontrar um novo espaço no mercado de trabalho em meio a novos desafios. O melhor a fazer é ter a mente aberta nesse momento, principalmente se faz muitos anos que você não encara o mercado de trabalho dessa forma em busca de um novo emprego. Afinal, aconteceram muitas mudanças desde que esteve nessa situação pela última vez, e você começará uma nova trajetória; por isso, precisa rever as suas expectativas: de faixa salarial, formatos de contratação e outros.

Existem alguns caminhos para esses casos, inclusive o das consultorias. Se você é especialista em alguma área, pode começar a colocar o seu conhecimento à disposição de pessoas e empresas enquanto se inscreve em vagas. A sua rede de QI é o principal caminho para criar boas oportunidades entre aqueles que já conhecem o seu trabalho.

Atuar como Pessoa Jurídica, não é um bicho de 7 cabeças. Pode parecer um desafio para quem esteve há décadas no regime CLT, mas é uma opção a ser considerada, costumo dizer que uma das coisas que mudam, é que você passa a fazer a gestão total do seu dinheiro, e não mais o governo.

Para quem decide que vai passar novamente por processos seletivos em busca de uma nova vaga, alguns cuidados são importantes. Ao analisar as ofertas que são divulgadas na internet, tenha serenidade, planejamento e não se submeta a vagas que podem ser enganosas.

Lembre-se ainda de ter um currículo atrativo, e combinar estratégias na hora da busca por uma nova oportunidade.

O LinkedIn, por exemplo, não é um lugar para você procurar vagas, apenas. É uma fonte primordial para fazer contatos, criar o seu posicionamento profissional e, também se inscrever em vagas, mas tem um formato completamente diferente do que muitas pessoas estavam acostumadas. Nesse caso, não se limite: trabalhe a sua adaptabilidade e flexibilidade nesse novo contexto.

Atualizar-se nos conhecimentos técnicos também é importante, mas com foco, pesquisando quais são as principais lacunas que você precisa desenvolver para conquistar uma oportunidade com a sua experiência. Inclusive, o próprio mercado está valorizando profissionais com 40+ anos: segundo o IBGE, a participação de pessoas nessa faixa etária na força de trabalho do país passou de 38,6% para 45,1% entre 2012 e 2023. Portanto, as oportunidades existem, mas exigem inteligência e estratégia para conquistá-las.

Na hora de buscar as vagas, é claro que você pode procurar por empresas que se encaixam no seu perfil, mas esteja aberto a novos modelos de negócios que surgiram na última década e que também precisam de pessoas experientes para agregar conhecimento e trabalho.

Entender quais oportunidades se encaixam no que você procura e ser flexível é o segredo nessa jornada. O caminho para se realocar pode ser um desafio, mas também uma oportunidade de criar novos projetos, conhecer novos mercados e realizar outros desejos na sua carreira, basta olhar pelo ângulo certo e ter estratégia na sua busca.

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *