Você Empregado

Inteligência Emocional: Como lidar com uma demissão?

Karine Camuci

Todo término de ciclo traz mudanças na vida, e não é diferente quando acontece uma demissão. Sair de um emprego, independente do tempo que você passou nele ou da situação em que se encontrava, sempre traz alguma transformação na sua rotina e na vida profissional.

E agora, qual será o caminho a tomar?

É comum viver um período de crise emocional após uma demissão e até se sentir um pouco confuso sobre o próximo passo. Nesse processo todo há rompimento de relações com os colegas e a rotina, além de romper com a sua fonte de remuneração até então. É esperado que você vá sentir isso de alguma forma, afinal, tudo impacta nas nossas emoções.

Primeiramente, é importante saber que não é errado viver esse momento e assimilar com calma e clareza para se sentir pronto a começar de novo. Provavelmente, isso não acontecerá de um dia para o outro, mas é possível encontrar as saídas, pois elas existem. A chave é ter inteligência emocional e viver o que se sente. Veja 3 ações que você pode seguir nesta fase da sua vida.

1) Nomear as suas emoções: saber qual é a emoção que você esta sentindo é fundamental durante todo esse processo. Ou seja, você precisa falar, escrever sobre o que está sentindo, verbalizar as suas emoções, sejam elas boas ou desagradáveis. Guardar e remoer isso em silêncio não é a saída. Você precisa encarar o que sente e ter consciência disso para enxergar o futuro logo na frente.

2) Agradecer: dedique um tempo para agradecer tudo de bom que a experiência naquela empresa lhe proporcionou. Reflita sobre os aprendizados que teve, até mesmo nos momentos de frustração, e a maneira com que você evoluiu como profissional desde o primeiro até o último dia. Sinta orgulho e gratidão pela sua jornada, sinalizando ao seu cérebro que um novo momento está para chegar em um próximo emprego. Que será uma experiência ainda melhor, por tudo que você já evoluiu.

3) Crie uma nova rotina: é claro que você também deverá ter uma nova agenda para essa fase que está vivendo. Por isso, insira nela as suas obrigações atuais em relação a ter um novo emprego, como atualizar o currículo, selecionar em quais empresas gostaria de trabalhar ou até mesmo um curso que pretende fazer para potencializar as suas habilidades. Além disso, não se esqueça da sua vida pessoal, pois ela também impacta na profissional, e inclua nessa agenda os seus hobbies, atividades físicas e o que mais for importante na sua vida.

Aproveite esse momento para viver uma limpeza completa, inclusive no seu armário. Coloque algumas roupas para doação, foque no que vai combinar com o seu futuro emprego, e não naquilo que ficou para trás. Organize também os seus documentos e até diplomas que podem ser necessários para o seu novo emprego.

Use esse tempo para estar preparado!

Apesar de tudo isso, nem todos os momentos serão fáceis, e você vai passar por aquela sensação de escassez, reclamar que não pode planejar o futuro porque está sem renda. Entenda que isso é normal, mas quebre essa lógica de pensamento: você está vivendo uma fase, isso não é a sua vida por completo. Embora não tenha um trabalho formal, ainda pode fazer serviço voluntário, por exemplo. Use esse tipo de alternativa para sair das emoções negativas com consciência e trilhar o seu novo caminho.

Busque ajuda de todos os profissionais que julgar necessários e tenha um plano claro daquilo que deseja para o seu futuro profissional. Com inteligência emocional e respeitando o seu tempo, você vai ter clareza sobre os próximos passos e encontrar uma vaga que traga um recomeço na sua carreira!

Que esta fase seja muito breve!

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *