Você Empregado

Humanos versus Máquinas: a minha ‘experiência de trabalho’ com o ChatGPT

Karine Camuci

Na hora de escrever este artigo, resolvi dar uma “inovada” solicitando ao ChatGPT que criasse o texto. O meu pedido ao colega hi-tech foi o seguinte: “escreva um artigo de opinião sobre o tema: ‘como tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, como o ChatGPT, podem ser aliadas no ambiente de trabalho?’”

As primeiras quatro linhas do texto elaborado pelo meu “parceiro” foram essas:

– A rápida evolução das tecnologias baseadas em inteligência artificial tem impactado significativamente diversos setores da sociedade, incluindo o ambiente de trabalho. Uma das inovações mais notáveis é o ChatGPT, um modelo de linguagem avançado que oferece interações humanas altamente sofisticadas.

Parei de ler após a segunda frase porque achei o conteúdo terrivelmente chato. Até apelidei o meu colega de “ChatoGPT.” (Risos)

Bom, porque estou narrando para você, caro leitor, a experiência até certo ponto mal-sucedida que tive com o meu companheiro hi-tech? Para dizer basicamente três coisas: 1) a Inteligência Artificial, ou IA, é uma realidade; 2) não podemos ignorá-la; 3) é possível fazer uso pontual dela, de maneira eficaz, com a finalidade de otimizar processos, sobretudo em nossos ambientes de trabalho.

Mesmo não sendo especialista em tecnologia, em hipótese alguma eu posso desconsiderar a sua importância. Se estamos tendo esta conversa agora, por meio do site do Hora Campinas, precisamos agradecer à tecnologia. Se a gente consegue pagar boletos, pedir comida via aplicativo e fazer reuniões online em 2023, apenas para mencionar três exemplos, é tudo graças a ela.

Por outro lado, e em contraponto, procuro enxergá-la como o que ela é: uma ferramenta. Vejo a tecnologia como um meio, não como um fim. E em qualquer área na qual ela é aplicada: da fabricação de utensílios à educação, passando pela saúde, pela segurança e pela produção de alimentos.

Especificamente no segmento em que eu atuo, que é gestão de carreiras e recolocação profissional, a tecnologia é indispensável. Jamais seria possível fazer o meu trabalho, atendendo a clientes no Brasil e em outros países, sem o suporte de ferramentas como WhatsApp, Zoom, Canvas, e por aí vai.

O próprio mercado de trabalho, de uns anos para cá, foi completamente impactado pela tecnologia. Que o digam os últimos, em que muitos de nós viram-se forçados a trabalhar remotamente como medida de combate ao vírus da Covid-19. Vale destacar que a pandemia “apenas” acelerou a transformação digital que já acontecia antes, há um tempo.

A tecnologia veio para ficar e, na minha opinião, pode tornar-se uma grande aliada em nossos trabalhos, empregos e ofícios em geral. Me permite, contudo, uma dica? Independente da sua ocupação, procure entender como ela pode aumentar a sua produtividade. Outro conselho: invista em competências genuinamente humanas.

“Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são baseadas na inteligência emocional e distinguem profissionais incríveis da média”, afirma Daniel Goleman, psicólogo e escritor, no best-seller “Inteligência Emocional.” Ele se refere às soft skills, que são as características e os comportamentos que diferenciam um profissional dos demais, pavimentando o caminho rumo ao crescimento na carreira.

Acredita que esse livro do Goleman foi publicado nos Estados Unidos, pela primeira vez, no ano de 1995? Penso que ele “cai como uma luva” para os dias de hoje, transmitindo dicas valiosas sobre como a gente pode converter tecnologias de IA em aliadas do nosso trabalho.

O meu colega “ChatoGPT”… Oops! ChatGPT (risos)… pode ser utilizado para realizar tarefas específicas, de forma automatizada. Ele permite, por exemplo, que você otimize um tempo valioso e se concentre em atividades mais estratégicas e complexas. Porém, ele é frio, sem vida. Ou seja: não é capaz de experimentar as emoções que você sente. Aposte nelas! E as use para entregar os resultados que o mercado de trabalho, independente do setor em que atua, espera de você.

– As tecnologias baseadas em inteligência artificial, como o ChatGPT, estão se tornando cada vez mais presentes no ambiente de trabalho, desempenhando um papel fundamental na melhoria da eficiência, produtividade, colaboração e comunicação. Embora haja desafios a serem enfrentados, é inegável o potencial dessas tecnologias como aliadas valiosas para profissionais e organizações. A utilização ética e responsável dessas ferramentas é essencial para aproveitar plenamente os benefícios que a inteligência artificial pode oferecer ao ambiente de trabalho.

Assim, o meu “parceiro” concluiu o artigo de opinião que eu pedi para ele escrever.

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

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