Você Empregado

A jornada da recolocação profissional: trilhe o caminho certo para voltar ao mercado de trabalho

Karine Camuci

Sim, caro leitor, o processo seletivo para retornar ao mercado de trabalho, como adianto logo no título deste artigo, acontece por etapas. Ocorre fase a fase, em “doses homeopáticas.” É mais ou menos como ler os capítulos de um bom livro, ou assistir aos episódios da sua série favorita na plataforma de streaming. Não é apenas fazendo um ajuste pontual no currículo, trocando a foto de perfil no LinkedIn, ou comprando uma roupa nova para a entrevista que você garantirá o seu novo emprego.

Entenda: o mais importante é a jornada, a “escalada”, como diz o refrão da música “The Climb”, sucesso mundial na voz da cantora norte-americana Miley Cyrus.

Sempre vai existir outra montanha/ Eu sempre vou querer movê-la/ Sempre vai ser uma batalha difícil/ Às vezes, eu vou ter que perder/ O importante não é o quão rápido eu vou chegar lá/ O importante não é o que está esperando do outro lado/ É a escalada.”

A metáfora da escalada, da subida, é pertinente a esta nossa conversa. Como praticante de trekking, ou seja, como alguém que caminha, descobre e aprecia paisagens incríveis, seja nos arredores de Campinas ou em outras regiões, acredito que posso falar com propriedade sobre como “trilhar um caminho”. A minha trajetória profissional, em si, é uma jornada. Na busca por um novo emprego, assim como na prática esportiva, é preciso adotar a estratégia adequada, trilhar o caminho certo, para voltar ao mercado de trabalho.

As lutas que estou enfrentando/ Os riscos que estou tomando/ Às vezes podem me derrubar, mas/ Não, eu não vou quebrar.”

A preparação é determinante. E ela começa no momento em que você traça uma estratégia de recolocação personalizada. O passo seguinte é mapear a sua rede de QI – ou seja: identificar aqueles a quem você pode solicitar uma indicação ou recomendação profissional. A próxima etapa é fazer o que eu chamo de “currículo intencional”, com finalidade e propósito, em que cada palavra inserida em seu CV precisa “fazer sentido estar ali”. A fase inicial do percurso termina com a criação de um perfil atraente no LinkedIn, alinhado com os objetivos da sua carreira. Está concluída a primeira etapa da jornada. Primeira etapa, ok?!

Eu posso não saber disso/ Mas estes são os momentos que/ Eu vou mais me lembrar, sim/ Só tenho que continuar/ E eu, eu tenho que ser forte/ Apenas seguir em frente.”

A caminhada prossegue com você mostrando aos recrutadores que é o candidato perfeito para a vaga que eles precisam preencher. Como? Acionando a sua rede de QI, após ter identificado na etapa anterior quem são as pessoas mais estratégicas. Procurando oportunidades na sua área, visando delimitar um “terreno” de atuação. Adaptando o seu currículo para a vaga específica, o famoso “de-para.” Posicionando-se estrategicamente no LinkedIn, de modo a atrair os recrutadores por meio do seu perfil. E fazendo entrevistas arrasadoras: do RH, aos gestores, até chegar à alta liderança da empresa. O processo “termina” quando você conquista a sua vaga, começa a trabalhar e recebe o seu merecido salário. As aspas são porque, na verdade, após a sua admissão, tem início uma nova jornada. Mas, esta é uma conversa que deixaremos para depois.

Continue andando/ Continue escalando/ Mantenha a fé, querido/ O mais importante, o mais importante é a escalada/ Mantenha a fé/ Mantenha a sua fé.”

A vida é uma subida. Mas, a paisagem, acredite, é maravilhosa!

Karine Camuci é consultora de carreiras e fundadora da Você Empregado, consultoria especializada em recolocação profissional e desenvolvimento de carreiras.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *