As festas de fim de ano esquentam os corações. Mas elas aquecem, sobretudo, a economia. Movimentam, mais precisamente, a indústria, o varejo, o turismo e os serviços. É que nessa época a demanda de consumo aumenta, e, com ela, cresce também a oferta de vagas temporárias de trabalho. A razão é simples: as empresas investem em contratações para suprir os desejos e as necessidades dos seus clientes por serviços e produtos.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê a contratação de 109,4 mil trabalhadores temporários neste final de 2022 para atender às vendas no varejo. O contingente será necessário para dar conta do aumento previsto de 2,1% para as vendas relativas ao Natal deste ano.
Para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho, esta pode ser uma excelente oportunidade.
A maioria das empresas dos setores de varejo, serviços, turismo e indústria costuma reforçar o quadro de pessoal entre o final de outubro e o início de dezembro. Este é o período com maior sazonalidade empregatícia, tanto no Brasil como em outros países. Há uma intensa movimentação na economia, o que contribui para a oferta de oportunidades de emprego temporário.
Precisa trabalhar? Destaquei 3 dicas (e 1 bônus) especialmente para você, que almeja conquistar uma vaga temporária de fim de ano:
#1 – Identificação: na hora de concorrer a uma vaga temporária, priorize as oportunidades mais condizentes com o seu perfil. Vale fazer um levantamento das empresas que estão contratando e que correspondam aos seus objetivos do profissional. Trabalhar onde (e com o quê) se identifica contribui diretamente para o bom desempenho e para uma eventual efetivação;
#2 – Currículo: a preparação de um bom currículo é fundamental para concorrer a qualquer vaga de emprego. Para uma oportunidade temporária não é diferente. Um currículo eficaz deve destacar, resumidamente, as suas principais experiências, competências e a sua evolução na carreira. Como a maioria das vagas de final de ano é para os setores de varejo, serviços, turismo e indústria, aqui também vale destacar as aptidões para trabalhar nesses segmentos;
#3 – Disposição: uma condição importante para concorrer a uma vaga temporária é ter disposição para o trabalho. Para dar conta da demanda de consumo, você deve mostrar interesse para encarar o desafio e se comprometer com o ritmo de trabalho da empresa. Aqueles que conseguem acabam destacando-se pelo bom desempenho;
#Bônus – Efetivação: após passar pelo processo seletivo e conseguir a contratação para a vaga temporária, você precisa mostrar a que veio. É a hora de se esforçar para alcançar a efetivação. Inúmeras empresas dão preferência à contratação de profissionais que se destacaram no período de final de ano. Portanto, vale a pena se dedicar (muito) para conquistar a tão sonhada efetivação.
Iniciar um novo ano empregado é um belo (re)começo, não? Portanto, mãos à obra!