Na semana passada, tive a oportunidade de participar de uma maratona de supply chain, um grande evento do setor. É um momento para eu me atualizar na área, encontrar alguns conhecidos e conhecer gente nova. E a cada novo evento, reforço a necessidade do desenvolvimento contínuo de habilidades profissionais na era digital.
Hoje, gostaria de compartilhar com vocês algumas das principais competências discutidas e como elas podem ser aplicadas em sua carreira.
Curiosidade e Interesse para Entender Mais
Uma competência que sempre ressoa em eventos como este é a curiosidade. Aquela vontade de entender como as coisas são feitas, qual é o processo, como é a realidade no dia a dia. Ter visão macro dos cenários. No rápido avanço do mundo digital, manter-se atualizado e sempre disposto a aprender mais é fundamental.
Relacionamento Interpessoal e Empatia
Outro ponto-chave é o relacionamento interpessoal. E o grande desafio é criar relacionamentos na era digital.
A habilidade de ter empatia e saber se aproximar e criar relações, mesmo à distância, é uma habilidade valiosa em um mundo cada vez mais conectado digitalmente.
Como sugestões práticas, considere entrar 2 minutos antes naquela reunião virtual, e puxar algum assunto com quem chegar, encontre assuntos em comuns da sua área com a área da pessoa, e uso isso como gancho.
Relacionamento com Dados e Resolução de Problemas
Não podemos esquecer do relacionamento com dados. Interpretar e estruturar informações, além de resolver problemas de forma crítica, são habilidades essenciais para gerar insights e tomar decisões embasadas. Avaliar o comportamento dos números, avaliando tendências, pensamento crítico sobre o que fazer a partir daquelas informações. E troquem, conversem, expliquem para os demais do time, ou mesmo pessoas que não estejam conectadas diretamente ao problema, isso com certeza o levará a uma solução mais rápido.
Liderança e Autonomia no Time
Ser um líder eficaz na era digital significa saber conectar diferentes assuntos, avaliar impactos e fazer as perguntas certas. Não falarei sobre a escuta ativa, porque penso que ela é o básico para um bom líder.
Munido de boas perguntas e interesse genuíno nos colaboradores, a evolução do time é notória.
Assumir a vulnerabilidade e criar espaços para a autonomia da equipe são características-chave nesse cenário.
Mudança de Atitude e Iniciativa
Lembre-se: o desenvolvimento profissional não depende apenas do cargo que ocupamos. Estar sempre no comando da nossa carreira e tomar iniciativas são atitudes que fazem toda a diferença. É uma obrigação de cada um de nós! O desenvolvimento de carreira, é uma responsabilidade sua, não da empresa.
Participar de eventos é uma excelente maneira de expandir seu conhecimento, fazer networking e encontrar inspiração. Por isso, não espere que as oportunidades batam à sua porta. Seja o dono da sua carreira, esteja sempre disposto a aprender e não tenha medo de se arriscar.
Estamos aqui não apenas para resolver problemas pontuais, mas também para trabalhar na estruturação de soluções que nos levem cada vez mais longe. E obviamente, aumente o lucro da empresa.
Vamos juntos nessa jornada de desenvolvimento profissional na era digital!