Com os últimos dias do ano se aproximando, costumo fazer uma reflexão sobre o ano que passou, e avaliar o que aprendi e entrará para o meu manual de boas práticas.
A vida passa mais rápido que imaginamos, aja para chegar aos 30, 40 ou 50 anos e não se arrepender de não ter feito as coisas.
Se acha que já passou da idade, aja para não chegar aos 80 e não sentir a mesma coisa. Ali será tarde demais.
1) Certas decisões na vida possuem um prazo de validade, e quando esse prazo se esgota, as oportunidades se dissipam irremediavelmente.
2) Reconheça as pessoas à sua volta que verdadeiramente te amam e cuidam de você. Não deixe isso passar em branco. Perceba a honra que é ser cuidado e amado todos os dias da sua vida.
3) Compreender que a vida não gira apenas em torno de nós mesmos é uma grande lição.
Nossas soluções, perspectivas e escolhas não se aplicam a todos. Evite intrometer-se na vida alheia e não tentar impor nossos pensamentos é sábio.
4) A personalidade exerce um controle significativo sobre nossas atitudes e valores. Consequências de decisões passadas podem demorar a se manifestar; postergar responsabilidades em busca apenas do prazer momentâneo tem um alto custo.
5) O cuidado com as emoções é fundamental. Reconhecer e lidar com elas é uma habilidade riquíssima. Tomar decisões difíceis racionalmente é crucial para manter a paz interior e estar apto a ajudar os outros. Acredite, aprender a gerir suas emoções trará produtividade para o seu dia.
6) Acredite no seu potencial. Pare de achar que a grama do vizinho é sempre mais verde. Você não precisa se ancorar em ninguém para realizar alguma coisa. Se Deus colocou esse sonho no seu coração, é porque você é capaz de realizar. Tenha os pés no chão ao tomar decisões, pondere prós e contras e faça. Não tenha medo de ousar.
7) Preste muita atenção ao aceitar “excelentes oportunidades”, mascaradas de encrencas. Todas às vezes que eu me entreguei a algum projeto urgente, revestidos de belos desafios, no fundo, era uma tremenda bucha.
Que 2024 seja marcado por saúde, alegrias, conquistas e foco no que verdadeiramente importa.